Sunday, September 15, 2013

Vida Eterna


A pergunta foi direta, a resposta foi claríssima:


“E eis que se levantou certo doutor da lei e, para o experimentar, disse: Mestre, que farei para herdar a vida eterna?
Perguntou-lhe Jesus: Que está escrito na lei? Como lês tu?
Respondeu-lhe ele: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todas as tuas forças e de todo o teu entendimento, e ao teu próximo como a ti mesmo.
Tornou-lhe Jesus: Respondeste bem; faze isso, e viverás.
Ele, porém, querendo justificar-se, perguntou a Jesus: E quem é o meu próximo?
Jesus, prosseguindo, disse: Um homem descia de Jerusalém a Jericó, e caiu nas mãos de salteadores, os quais o despojaram e espancando-o, se retiraram, deixando-o meio morto.  Casualmente, descia pelo mesmo caminho certo sacerdote; e vendo-o, passou de largo. De igual modo também um levita chegou àquele lugar, viu-o, e passou de largo.
Mas um samaritano, que ia de viagem, chegou perto dele e, vendo-o, encheu-se de compaixão; e aproximando-se, atou-lhe as feridas, deitando nelas azeite e vinho; e pondo-o sobre a sua cavalgadura, levou-o para uma estalagem e cuidou dele.
No dia seguinte tirou dois denários, deu-os ao hospedeiro e disse-lhe: Cuida dele; e tudo o que gastares a mais, eu to pagarei quando voltar.
Qual, pois, destes três te parece ter sido o próximo daquele que caiu nas mãos dos salteadores?
Respondeu o doutor da lei: Aquele que usou de misericórdia para com ele. 
Disse-lhe, pois, Jesus: Vai, e faze tu o mesmo.”

Lucas 10:25-37


Então...  Alguém ainda pode ter a cara de pau de dizer que “basta crer”?!
A resposta de Jesus, em NENHUM MOMENTO dizia que basta crer!  Se não AGIRMOS na demonstração do Amor ao próximo, a fé é infrutífera.
Não é “crer” em Deus, mas AMAR a Deus, sobre todas as coisas, e ao próximo, como a si.  Não sou eu quem está dizendo! Esta foi a resposta clara e direta de Jesus, diante da pergunta igualmente clara e direta que lhe foi feita: “Que farei para herdar a vida eterna?”
Um detalhe importantíssimo:  Amar não é verbo passivo e inútil, segundo Ele, mas, ao contrário, é verbo ativo e produtivo:  limpar feridas, alimentar, vestir, cuidar. 
Estamos mesmo preparados, cheios dessa generosidade, somos mesmo tão capazes desse Amor produtivo, para MERECERMOS vida eterna?
Eu não sou.  Sem falsa modéstia, sem drama, sem falsa humildade.  Eu não sou.  Estou até beeeeem longe dessa tal vida eterna que tantos vivem buscando e VENDENDO nos púlpitos! 
Mas, ao contrário de muitos, não me iludo pensando que só a minha fé em Deus supre o necessário para merecê-la, nem pagamentos, nem cultos, nem rituais, nem palavreado bonito, nem mesmo preces...
Jesus não teria mentido, nem teria aumentado ou diminuído as coisas na hora de falar.  Ele disse tudo na justa medida do correto.  Ele, definitivamente, não seria irresponsável, passando para as pessoas ali presentes uma fórmula falsa de salvação!  Não ensinaria o caminho errado para que fosse seguido, nem mencionaria estas coisas, se elas não fossem o verdadeiro meio de alcançar a vida eterna. 
Portanto, a ideia de que a fé é suficiente é errônea, ilusória.
A única certeza que tenho, depois de ler o trecho supracitado, é que não estou entre os que passaram sobre a Terra, até os dias de hoje, que pareçam ter compreendido e sobretudo PRATICADO o amor ao próximo, conforme Jesus esperava que fôssemos capazes de fazer.  Definitivamente, eu não estou.
Mas, se há alguém que tenha presunção suficiente pra dizer que está, que me atire a primeira pedra!


EmmyLibra
Sep 15, 2013 – 8:21 p.m.



Sunday, September 01, 2013

Breves...

Minhas tristezas, alegrias, raivas, ódios, temores, coragens, medos, frios e calores duram menos do que o bater do coração de um colibri.
São breves demais e alternam-se tão avidamente dentro de mim, que me confundem. 
Nem sempre sei o que estou sentindo, porque quando penso que entendi, é o instante seguinte, e já sinto outras coisas... 
Só os amores que nascem já não morrem mais.  Por mais que eu precise que eles não estejam mais morando em mim, eles não se vão. E me acumulam tanto, que me fazem sentir ânsia de viver, multiplicando minha existência.

EmmyLibra
Sep 1st, 2013 - 10:06 p.m.