Friday, February 01, 2013

Pessoas inteligentes são mais sociáveis?


Segundo publicação da revista Galileu*,
"Quanto maior o QI, maior a capacidade de socializar com as pessoas e de entender os próprios sentimentos. A capacidade de lidar bem com suas próprias emoções e as emoções dos outros está vinculada ao grau de inteligência da pessoa. Pessoas inteligentes tendem a ser mais sociáveis – ou menos suscetíveis à sucumbir diante das 'trincheiras cotidianas da vida adulta'”. 




Discordo.
Dizer que todos os pernambucanos são brasileiros não é o mesmo que dizer que todos os brasileiros são pernambucanos!
Pessoas que se relacionam bem têm realmente inteligência emocional mais bem estruturada, mas isso não quer dizer, necessariamente, que pessoas inteligentes são bem relacionadas. 
Conheço (Pessoalmente, mesmo! Não é de ouvi dizer!) pessoas que têm Q.I. bem acima da média geral do seu meio e JUSTAMENTE POR ISSO têm dificuldades de se relacionar, porque aqueles que estão na média, vendo-se diante delas, sentem-se inibidos, diminuídos, frustrados, incapazes, INVEJOSOS... E acabam por excluí-las de suas "rodas" de amizade.  
Grandes recursos de inteligência se desperdiçam hoje, em toda parte, porque, para adequarem-se e manterem laços sociais, algumas pessoas com maior capacidade de raciocínio acabam por "nivelar-se por baixo". A necessidade de relacionar-se acaba prevalecendo às suas aptidões e elas erram propositalmente, participam menos das atividades intelectuais e expõem menos a própria capacidade, para não se sobressaírem aos demais e não se sentirem assim, excluídas.

EmmyLibra
Feb 1st, 2013 - 10:50a.m.


*(http://revistagalileu.globo.com/Revista/Common/1,,EMI329825-17770,00.html) 
O post nasceu de um comentário feito sobre a publicação da revista Galileu, a cujo link tive acesso através da sua página de Facebook.
"Nivelar-se por baixo"  é referência feita a uma fala da professora Agnes Casali, do Centro Universitário UNA, Belo Horizonte, MG, em conversa informal que tivemos sobre o assunto. Obrigada, Agnes, por suas observações sempre tão coerentes!



1 comment:

O Operador said...

Obrigado pela sugestão !!